Associação Portuguesa de Cartas de Jogar

~ O Dois de Paus conta como foi ~   
  

  ~ Tal como anunciado previamente nestas Cartas Sobre a Mesa, realizámos já a nossa Reunião de Criadores, Coleccionadores e Investigadores de Cartas de Jogar. Esperando ter despertado o vosso interesse e o vosso desejo de participação num projecto cultural que pode enriquecer-nos –  e divertir-nos a todos… – , agradecemos àqueles que estiveram presentes – alguns vindos de longe e de propósito! – e aos que tendo anunciado o seu interesse, avisaram no entanto não poder comparecer. 

~ Os presentes – entre os quais se achava o representante da Litografia Maia, o representante da Iberfit|Naipes Comas, dois Criadores de Tarots, um Autor de um Baralho de Jogo e dois Investigadores – infelizmente nenhum coleccionador esteve presente!) – decidiram dar cartas a favor da  criação de uma «Associação Portuguesa de Cartas de Jogar» e todos deixaram dados pessoais para que o processo legal de criação de um grupo sem fins lucrativos possa prosseguir. Neste momento, o grupo fundador conta já com a presença nacional e internacional de diversos Investigadores, Criadores e Amantes da Cartas de Jogar ligados ao universo das artes, da edição, da análise histórica e da investigação matemática. 

  ~~~ 

 Lembramos todos os visitantes que a a criação desta Associação é da maior oportunidade, neste ano em que se deslocarão a Portugal alguns dos maiores especialistas e coleccionadores mundiais de cartas de jogar, a propósito da Reunião em Portugal da International Playing Card Society e da ASESCOIN agendada para os dias 8 e 9 de Outubro de 2010. No âmbito deste encontro internacional, estamos a organizar um conjunto de eventos subordinados ao tema das Cartas de Jogar &  Jogos Afins cujo Programa Oficial incluirá: 

Ciclo de Conferências a decorrer na Universidade Nova 

 ~ Exposição temática na Biblioteca Nacional 

 ~ Lançamento pela Imprensa Nacional/Casa da Moeda de 5 baralhos da Real Fábrica de Cartas de Jogar 

 ~ Publicação de algumas obras de interesse, entre as quais o Catálogo da Exposição. 

 ~~~ 

 Para além disto, – e da possibilidade de, durante 2 dias (8 e 9 de Outubro), se poder conversar e comprar/vender/trocar novas e velhas Cartas de e com coleccionadores das quatro partes do mundo – anunciamos também que um grupo de investigadores do qual fazem parte Fernanda Frazão e Jorge Nuno Silva , está a investigar a História do Jogo em Portugal e a preparar a saída de várias Obras sobre A História dosJogos de Cartas, de Tabuleiro e Jogos em geral,  a partir do ano de 2011.  

A par desta iniciativas, já no primeiro semestre de 2010 será publicada a Versão Portuguesa do Tarot A Luz da Deusa ( Jogo de 78 Cartas ilustradas, Livro, Bolsa e Base de Lançamentos) criado por Mafalda Serrano

~~~ 

 Convidamos desde já todos os interessados a contactarem directamente Fernanda Frazão e Mafalda Serrano para conhecerem o Projecto de Estatutos da Associação Portuguesa de Cartas de Jogar e para que vos seja enviada a respectiva Ficha de Inscrição onde constarão os dados de Sócios Particulares ou Pessoas Colectivas necessários à listagem da pró-associação!

Anúncios
Published in: on Fevereiro 17, 2010 at 10:16  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://cartasdejogar.wordpress.com/2010/02/17/apcartasdejogar-2/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Muitos parabens. Excelente página muito completa e com temas interessantes. Um óptimo modo de entrar em contacto com os temas relacionados com as cartas de jogar.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: